quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Revoluções

É engraçado o que historicamente se tem passado com as diferentes revoluções ao longo dos tempos. Vêr a incitação às revoluções por parte dos lideres, quando estes muitas vezes nem sequer estão no pais onde estas se dão. Tipo, vocês fazem a revolução: matam-se e esfolam-se, que depois eu volto para vos governar.
Depois é vê-los agarrados ao poder, dando um pouco mais de liberdade aos que os puseram lá, mas não muita, a bastante para os manterem no poder; é vê-los a estabelecerem alianças, por vezes com os lideres antigos, tudo em nome do controlo pelo poder. Mas na Igreja Católica os lideres são ainda mais agarrados, é ver os diferentes Papas no seu posto até que a morte os separe. E assim evoluímos de tirania em tirania, como se de outro disco não fosse-mos capaz de tocar. Onde é que eu já vi isto, acho que foi numa campanha publicitária de uma bebida qualquer. As revoluções sucedem-se, mas a bebida que usam para a festejar é sempre a mesma ...
Se olhar-mos para a história, andamos nisto à tanto tempo que eu arrisco-me a dizer, parece um defeito de fabrico. A menos que se dê um verdadeiro salto quântico na nossa evolução, i.e. uma intervenção externa, estamos condenados para toda a existência!

Sem comentários:

Enviar um comentário